sábado, 17 de setembro de 2022

EDIFICANDO A IGREJA DO SENHOR-REVISTA PARA EDITORAÇÃO

 


EDIFICANDO A IGREJA DO SENHOR

 

                               SUMÁRIO

LIÇÕES

PAGINAS

 

 

 

LIÇÃO  1: A EXTENSAO DA OBRA DE DEUS................................................. M

 

LIÇÃO N.2: A IGREJA DO DEUS VIVO........................................................... 04.

 

LIÇÃO.N.3: OS VERDADEIROS ADORADORES.......................................... 07.

 

LIÇÃO N.4: COMO EDIFICAR A CASA.......................................................... 09.

 

LIÇÃO N.5: NO CAMINHO DA EDIFICAC,AO............................................... 12.

 

LIÇÃO   N.6: CAMINHANDO COM O SENHOR......................................   14. 

 

LIÇÃO  N.7: VALORIZANDO O SENHOR COM O SERVI$O.       16.

 

LIÇÃO N.8: DISPONIBILIDADE PARA A OBRA............................................ 19.

 

LIÇÃO N.9: CONFIANJA E DESTEMOR........................................................ 22.

 

LIÇÃO Nº 10 OS MUROS.      24.

 

LIÇÃO nº 11   DA GLORIA:.  27.

 

LIÇÃO 12 A IGREJA MILITANTE

 

LIÇÃO 13- A GLÓRIA DA IGREJA TRIUNFANTE

 

LIÇÃO N.01

A EXTENSAO DA OBRA DE DEUS

VERDADE PRÁTICA; Quem dá o que tem, sempre terá para dar, quem promete o que nao tem, sera brevemente envergonhado.

 

TEXTO AUREO

Grande é a obra, e nós estamos do outro lado do muro, longe uns dos outros. NEEMIAS 4;19

 

LEITURA EM CLASSE: NEEMIAS 4:14-21, 1 Coríntios 3:16

 

E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.
E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.
E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá.
Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.
E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.
E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.
Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas.

 

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

                                  Objetivos específicos:

·         Falar sobre os percalços no desenrolar da saída do povo de Israel da Babilônia para reerguer os muros, a cidade e o templo.

·         Traçar um paralelo entre o templo e o corpo como templo de Deus

·         Relacionar a obra de restauração do templo ao homem como templo do Senhor.

                           INTRODUÇÃO

Sempre que se fala de obra, lembramos que toda obra deve ser           

iniciada pelo projeto que dará uma base para tudo que for essencial para

a edificação. A obra que ora pretendemos enfocar é a obra de Deus,

        pois falamos de igreja, a igreja do Deus vivo que precisa ser edificada a cada dia tendo como fundamento a pedra angular de esquina, “Jesus Cristo Nosso Senhor”.

Quem sao os edificadores? Sao os verdadeiros servos do Senhor que foram por Ele chamados, capacitados, santificados e sao ate hoje auxiliados por Ele em tudo e a todo tempo. O que podemos fazer pela obra de Deus para que seja edificada ? O primeiro passo é a disponibilidade, a auto oferta, a seguir fazer sempre com esmero e  confiança tudo que nos foi ordenado por Deus,e que nos é transmitido pelos lideres escolhidos por Deus para serem nossos orientadores e nos coiiiissionar nas areas carentes da igreja, conhecendo a capacidade de cada um.

Eclesiastes 9;10 

1- A OBRA: DEFINIÇÃO 

A)RA DE DEUSDescrição: https://www.blogger.com/img/img-grey-rectangle.pngDescrição: https://www.blogger.com/img/img-grey-rectangle.pngA obra de Deus é tão inaravilhosa e tão extensa que ele não deu a administração para ninguém e embora seja ELE o coordenador, escolheu homens valentes e destemidos para a batalha e fez grande promessa através de Neemias 4:20 o Senhor pelejara por nós.

B)     E bem verdade que Deus não fará a obra sozinho, visto que já fez a principal obra que nós não poderíamos fazer. Não dará direito dela aos anjos,pois eles como seres celestiais não teriam como envolver os homens. Então,logo vemos que Ele escolheu homens capazes que foram feitos ins- trumentos viáveis que sao todos que foram chamados por Ele e que foram lavados e remidos no sangue de Jesus e que se prontificaram a executar a obra de Deus como autêntico servo de Dens.

C)      Quando falamos em grandeza da obra de Dens, falamos tanto em ex- tensao, quanto em importancia em tempo e espapo portanto podemos dizer que é imensuravel. Sempre que falamos de obra, falamos de mundo, o povo que nos espera para levarmos as mensagens que transmitem vida aqueles que estão perecendo sem conhecer a essência da vida, o grande Deus que salva ,liberta, e transforma o homem para poder Ieva-lo aos céus.

D)     Poréin existe um grande espapo em nossa igreja, em nosso bairro, em nossa cidade, e em nosso país, e nem sempre havera necessidade de sairmos ao muro devido a falta de tempo habil ,ou ainda porque Deus tern comissionado especificamente homens para isto.

 

2) OS OBSTACULOS DA OBRA

A)     Nao ha vitoria sem lutas, nao ha lutas sem confronto direto, e nao havera confrontos sem algum esmoreciinento por parte de terceiros. O pri- meiro obstaculo que enfrentainos é a falta de disponibilidade Mateus 9;37-38, outra é a desuniao Neemias 4;19 ,e a visao é muita curta ,ou as vezes nem se tern visao para a obra Neemias 4;10-11. Poucos são os que se dispõe para

Descrição: https://www.blogger.com/img/img-grey-rectangle.pngrealização da obra de Deus. Poucos são os que se oferecem para realizar a obra  de Deus, e muitos dos que se dispoe pensam qual sera a sua recompensa, outros so querem ir a lugares de destaque, e com melhor infraestrutura, onde tambem poderão eventualmente obter uma melhor remuneração nem sempre considerando  que  prestam um grande serviço ao reino de Deus. Quem tem um chamado direto de Deus sabe valorizar esse chamado e entende que o primeiro passo é a renúncia.

Alguns há que so pensam em seu proprio beneficio  dizendo: Como poderiamos deixar tudo? Pedro questionou a Jesus dizendo: Deixamos tudo e te  seguimos,  que  haveremos  de  receber  como recompensa? Lucas 18;28

 Outros colocam tão grandes obstáculos  que nem sâo envolvidos e procuram desmerecer a obra de Deus, dificultando tanto o seu tralbalho quanto o de outros, desmotivando os para o trabalho no reino. Certo dia eu li um texto onde o autor afirma que chegou em um a esquina e viu um senhor que fazia evangelismo na rua entregando folhetos aos pedestres. Ele então dirigiu se ao senhor e disse: Não fala isso. Você está perdendo o seu tempo. Isso não funciona. Então o senhor se virou para ele e disse:

“Olha, eu estou fazendo aqui em retribuição ao que me aconteceu. A alguns anos atrás eu passei nessa mesma esquina e um senhor me entregou um folheto que mudou a minha vida. Ao retonar aqui observei que ele não estava mais aqui. Então decidi fazer o mesmo que ele fazia e pretendo fazer enquanto eu puder estar aqui. O autor então disse: Olha senhor, eu era o homem que estava aqui distribuindo os folhetos e pensei que não estaria fazendo efeito. Porém vejo que você foi resgatado e uma alma vale mais que o mundo todo. Imagine então quantas pessoas poderiam estar na mesma situação desde senhor?”

 

No texto que lemos, no livro de Neeinias, fala da desunião do povo quando disse que estamos separados no muro, longe uns dos outros. Neemias 4;20.

Hoje o povo de Deus esta agindo como se defendesse o seu propria chão, muitos não ajudam e outros que fazem não querem  ser ajudados  para que nño  tenham  que dividir  a gloria  alcançada com outros irmãos guardando a glória para si, não pensam no coletivo. Agem cono se cada um fosse o salvador  da  pátria  buscando  a glória  para  si e isto não é a vontade de Deus . João 1. 7;21-23 

FOI  ELE QUEM NOS ESCOLHEU A NOS - JOAO 15;16-19

A)   Somos  escolhidos por Deus com o proposito  de  fazermos  cumprir  a sua missão como imagem e semelhança de Deus, fazendo o mesmo serviço como filhos de Deus como se fosse  o  proprio Cristo em  nós.

B)     Deus  não escolheu  anjos  para realizar essa obra, antes confiou a homens de todas as tribos, raças e nações aos quais Ele mesmo capacitou para executar com inteligência e capacidade a  grande obra de reconciliação. I Pedro 1;12.

C)Nós precisamos  compreender  que  a  despeito  de sermos  fracos, falhos incapazes e por vezes vacilantes como o era Simão Pedro, Deus nos escolheu porque se nos rendermos totalmetne a Ele, Ele pode  nos  lazer  fortes     vencedores,  constantes   ,e  confiantes. Assim como Pedro que, após ser cheio do  poder do Espirilo Santo, foi totalmente diferente do que era anteriormente, e imediatamente se prontificou a cumprir o propósito  que Jesus havia determinado quando fez a eles a promessa do derramamento do Espírito Santo.

O objetivo de Deus na  vida do homem  ao batizar no Espírito Santo é derramar  poder para testemunhar a sua palavra e resgatar aqueles que haverão de ser salvos pelo poder  do seu precioso sangue. Pedro, tendo sido cheio do Espírito Santo, pregou a palavra levando a salvação de milhares de pessoas que estava na cidade para a festa do pentecoste.

O minstério que Deus nos delegou foi o ministério da reconciliação. O homem que estando distante de Deus, está sem salvação, tendo encontrado o Senhor Jesus através da palavra, faz se reconciliado com Deus e conquista a sua salvação através do grande amor de Deus derramado na cruz do Calvário.

O apóstolo Pedro (do grego Petros, pedrinha, pedrisco) era antes o Simão, (vacilante) . Agora cheio do Espírito Santo passou a ser reconhecido como o grande apóstolo Pedro. Precisamos compreender que quem nos criou é infinitamente poderoso para fazer muito mais alem do que pensamos, e portanto é poderoso  para nos capacitar e isto nos faz  para que possamos seguir a obra iniciado por Jesus que mostrou nos o caminho. Pregando, curando, libertando e salvando vidas.

Grande é   a obra de Deus. Deus mesmo  nos escolheu  não porque somos fortes, mas para nos fazer fortes, pois EIe sabia que se o homem se dispor para atender o seu chamado pode receber o poder e fará toda obra que Ele confiar

,e requer de nós sempre que estejamos prontos a enfrentar todos os proble- mas e partirmos para adorar e bendizer o seu nome que é santo.


LIÇÃO N.2 

A IGREJA DO DEUS VIVO 

TEXTO AUREO: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras. Efésios 3.10

VERDADE PRATICA: O nosso Deus é Deus vivo e Deus dos vivos. LEITURA EM CLASSE

Efésios 3:8-13

A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória.

 

Objetivos específicos:

·         Mostrar o caráter da verdadeira igreja como corpo de Cristo

·         A comparação do homem e do templo físico

·        Levar a compreensão que precisamos estar sempre prontos para sermos achados como Templo do Espírito Santo.

 

 

Descrição: https://www.blogger.com/img/img-grey-rectangle.pngINTRODUÇÃO-

EKLESIA = Igreja  “chamados  para  fora”  cada  cristão é membro do corpo de cristo e juntos somos chamados de igreja, o corpo de Cristo em congregação ou individual. Não o templo ou local de culto. Isto não é igreja, é templo no sentido de local para reuniões!

A igreja do senhor é sofredora, mas sabe que tem sempre a vitoria em suas mãos pois está debaixo da proteção do Todo Poderoso. Ele nos escolheu porque somos fortes, e so podemos ser chamados de igreja se esta palavra estiver em nós e nós estivermos NELE. Jo;l5;7 Então podemos adquirir o direito de pedirmos tudo que quisermos e Ele prometeu que nos será feito. 

I) A IGREJA DA PROMESSA

A) Ouando Deus chamou a Abraão, Ele o fez dizendo: Sai-te da tua terra e da tua parentela e vá para uma terra que Eu te mostrarei. Far-te-ei uma grande nação. Abraão vivia em Ur dos caldeus, entre os Cananeus, povo idólatra e onde poucos serviam ao Deus Todo Poderoso. A  história de Abraão também está diretamente ligada à Igreja de Cristo, não se resumindo apenas aos judeus. Neste estudo conheceremos um pouco mais sobre quem foi Abraão, e entenderemos a importância de sua história na compreensão de toda narrativa bíblica.

Abraão foi chamado a deixar a sua terra, seu Tera o abençoou. Ur  Era uma região fértil e bem regada. Terá se estabeleceu lá com seu filho Abrão, sua grande família e seus servos. Gênesis 12:5 sugere que a família prosperou ali. Um tempo depois que eles chegaram, Deus chamou Abrão para prosseguir com sua família para Canaã, distante cerca de 859 km de onde estavam. “Tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram.” (Gênesis 11:31).Além Tera, seu pai, Sarai sua esposa, Naor,seu irmão e seu sobrinho Ló decidiram ir junto dele. Deus o chamou para fazer dele uma grande nação, apesar de sua idade já avançada pois sabia que podia fazer milagres indescitíveis na nova familia constituída por Ele. A grande promessa de Deus dizia respeito a um povo que seria uniforme em desejos e propósitos que buscam sempre a vontade de Deus. Deus disse que seria uma grande nação falando de uma igreja invisivel, de um povo que viria a conhecer o Criador do universo como seu único Deus, o Deus verdadeiro. Até aquele momento, o nome do patriarca era Abrão, que significa “pai elevado” ou “pai erguido”. A partir daí, Deus o chama de Abraão, “pai de uma multidão”. E e esta é a igreja do Deus vivo da qual fazemos parte, graças a Deus, Abraão decidiu pela obediência a Deus que nele cumpriu a sua palavra empenhada e milhares de anos depois, enviou o Seu únigênito filho  e através da adoção que recebemos por Cristo Jesus nosso Senhor, nos tornamos a IGREJA DO DEUS VIVO!

C)     Esta poderosa igreja estava sendo figurada nas palavras do profeta lsaia.s 54;2-7, onde nos mostra que a igreja foi separada por Deus para que ,ainda que por muitas provas, alcançasse finalmente a vitoria.

Ha pessoas que acham que na igreja sera so benefícios na sua vida , e ha muita utopia por detras tlisto, pois sabemos que a igreja é uma igreja sofredora ,mas gratas a Deus, O Senhor Jesus disse que nem as portas do inferno prevaleceriam contra ela, a igreja do Deus vivo. Logo vimos quando entramos na guerra, já entramos sabendo que somos muito mais que vencedores. Pois a palavra de Deus nos assegura: “ O Senhor pelejará por vós”! Exodo 14;14

D)     Temos a promessa de Deus que seremos sempre vencedores, mas não podemos nos esquecer que a despeito disto seremos sempre provados. A Bi- blia nos dâ cerca de 8.000 promessas diretivas de Deus, em cerca de 32 mil versículos, para nós e em todas elas Ele tem um sim. Portanto a igreja se forma em dois estados importantes, a igreja militante e a triunfante.

 

2) A IGREJA MILITANTE

A)      A vida da igreja é de uma constante luta e de muitos problemas II Cor.4;8 11. O Senhor Jesus deixou uma das mais dolorosas “promessas”: “no mundo tereis aflições”!  E bom sebermos que nao existe rosa sem espinhos, nao há luta sem vitória, “batalhar não é batalha se não surgir as provas”. Somos atribulados nunca angustiados, perplexos nunca desesperados, perseguidos nunca desamparados, abatidos nunca destruido 2Cor.4;8 e 9. O Senhor dos exércitos está conosco, o Deus de Jacó é nosso refúgio.

B)     A igreja muitas vezes sofre por causa da murmuração que substituiu em muitas vidas o lugar da oração e da adoração, tirando assim a confiança na proteção de Deus ,pois quando paramos para murmurar perdemos tempo de nos dedicar a   orar em favor de tudo que queremos ou que precisamos.

A murmuração impede a manifestação de Deus em nossa vida e pode ainda prejudicar a nossa comunhão com Ele pois assim estaremos responsabilizando Ele por nossas lutas ou dificuldades no decurso da nossa vida.

 

C)     Ha muita presunção e pouca voluntariedade, e muitos querem ser lide- res, quando na verdade não estão devidamente preparados para ser servos. Deus tem um grande proposito com a igreja e disse isto através de Paulo aos Efésios falando sobre a igreja gloriosa sem macula, sem rugas, mas as vezes a igreja quer buscar a glória  para si e se esquece de Deus, a quem pertence toda a gldria, por isto sofremos, mas a vitória já esta prometida aos fiéis, a igreja militante sera sempre sofredora. Desde Abraão,1800 a.C, passando por Moisés, cerca de 1250 anos a.C, e até nos dias de Jesus sofreram demasiadamente com a perseguição do império romano até a chegada de Constantino que foi o primeiro imperador a abrir as portas para reduzir a perseguição à igreja de Cristo, por se converter ao Cristianismo por volta do século IV a.D. Depois observamos que no período da idade média, houve ainda outras grandes perseguições que levaram muitos cristãos a ser mortos e dispersos pelo mundo.

C) A IGREJA TRIUNFANTE - Igreja que,  marcha,  que  ora, que luta, que sofre, mas que apesar de tudo confia no seu Deus que é infinitamente poderoso para fazer muito mais que tudo que pedimos ou pensamos. Esta igreja esta simbolizada na biblia pela igreja de Smirna Apocalipse 2;8-11, Sardes Ap.3;2-6 , Filadélfia Ap 3;7-13 .

Jamais devemos deixar que as lutas ou as tribulações venham tirar a paz que ja recebemos de Jesus Cristo, e jamais esquecermos que Ele prometeu que vai voltar e Ele é fiel, e vela pela sua palavra para que ela se cumpra. A pro- messa de Jesus sobre a sua volta é para muito breve (tempo de Deus), e embora a biblia nos diz que um dia para o Senhor é como mil anos, e que mil anos para o Senhor é também com um dia. Ele foi quem nos fez a promessa: Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo as suas obras. Então nos convém viver em santo trato e piedade, sabendo que o nosso Deus não dorme nem tosqueneja e o nosso grande triunfo está perto. O Senhor não retarda a Sua promessa. Desde a saida de Abrão da terra de Ur dos Caldeus, até Moisés passaram cerca de 6 séculos. De Moisés até Jesus levou mais 12 séculos. Durante esse intervalo de eras, muitos hebreus passaram por cativeiros, escravidão, problemas quase intransponíveis. Porém eles venceram todas as etapas de lutas e dificuldades.  Apocalipse 3;11 Deus é longanimo nao querendo que nenhum se perca mas que todos tenham ao arrependimento ,Deus anseia em ver a gloria da igreja e de poder dizer vinde, benditos de meu Pai, e possui por herança o que esta preparado para vos desde a fundação do mundo. Mateus 2 ;34

 

                                                LIÇÃO N. 3

OS VERDADEIROS ADORADORES

 

TEXTO AUREO

E busquei dentre os homens um que estivesse tapando o muro, e estives- se na brecha, mas a ninguém achei. Ezequiel 22i30

 

VERDADE PRÁTICA

Deus é onisciente , e nao obstante Ele esta a procura de homens dispos- t‹›s a adora-lo, pois Ele os criou para sua glfiria ; Deus procura adoradores para si

LEITURA EM CLASSE      Joao 4: 20-24

20-   Nossos pais adorarani neste monte, e vos dizeis que é em Jerusalem i› lugar onde se deve adorar.

21-   Disse-lhe Jesiis: Mulher, cré-me que a hora vem, em que nem neste minute nem em Jerusalem adorareis o Pai.

22-   Vos adorais o que nño sabeis; nos adoramos o que sabemos porque a

salvaçâo vem dos Judeus.

23-   Mas hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adora- rao o Pai em espirito e em verdade; por que o Pai procura a tais que assim o adorem.

24-   Deus é espirito, e importa que os que o adorani o adorem em espirito

e em verdade.

Objetivos Específicos:

·        Mostrar o grande processo de criação do homem para ser adorador

·        O chamado de Deus para Adão depois do pecado

·        Como Deus procura comunhão com Ele renunciando ao pecado para ser puro, santo e adorador.

 

1)   O HOMEM FOI CRIADO PARA A GLORIA DE DEUS

Jeremias 13:11-16

Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o Senhor, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos.
Portanto, dize-lhes esta palavra: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Todo o odre se encherá de vinho; e dir-te-ão: Porventura não sabemos nós muito bem que todo o odre se encherá de vinho?
Mas tu dize-lhes: Assim diz o Senhor: Eis que eu encherei de embriaguez a todos os habitantes desta terra, e aos reis da estirpe de Davi, que estão assentados sobre o seu trono, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todos os habitantes de Jerusalém.
E fá-los-ei em pedaços atirando uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o Senhor; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que não os destrua.
Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou:
Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte, e a reduza à escuridão.

Descrição: https://www.blogger.com/img/img-grey-rectangle.pngNo processo de criação de todas as coisas podemos ver que Deus já demonstrou maior prazer, amor e dedicação ao criar o homem, pois a todas as criaturas Deus usou o verbo haja, mas ao homem Ele disse: “Façamos o homem conforme a nossa imagem e nossa semelhança, e formou o Senhor Deus o homem do po da terra. Gen.1;27 . Deus se dedicou a formar o homem com suas próprias mãos.

 



 

O homem tornou-se então a obra-prima da criação e foi feito adorador de Deus recebendo todo poder para dominar as outras criaturas, recebeu condição mais sublime que toda a criação e a excIusiva condição de ser racional, como o único da criação que pode tomar suas decisões baseadas na razao, motivo motor para ser um grande adorador de quem o criou. Em Romanos 12;1.

A)     Em romanos 12;1 está escrito: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
O apostolo Paulo nos fala de um culto racional que quer que apresentemos a Deus como um sacrificio vivo e agradavel que é o nosso culto racional, um culto movido pela razao e não pela emoção, que temos pois fomos criado para adorar e fomos posteriormente comprados por um alto e sublime preço, o sangue de Jesus. 1 Pedro 1:18,19 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,



 

2)    DEUS ENVIOU JESUS PARA NOS RECONCILIAR

II Cor.5;19-20, Rom.5;10 Ef.2;16, Colossenses 1:20-22

E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

O pecado trouxe ao homem o conhecimento do bem e do mau e assim o homem sempre optou muito mais pelo mau que pelo bem, ficando então distanciado de Deus, separado pelo pecado que é horrenda coisa  nos olhos  de Deus  que é San- to. Vendo Deus que toda a sua sublime criação ficou afetada e contaminada  pelo  pecado e  ficou separada da santidade e justiça, perdendo assim o status de “imagem e semelhança de Deus,(santidade e justiça), tornando assim impuro , pecador e injustificável, Ele providenciou logo un meio de reconciliar o homem consigo, trazendo-o novamente ao estado natural erm que fora criado, a saber, imagem e semelhanpa de Deus ,em santidade e justiça.

A)    A biblia nos diz que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Deus busca a reconciliação porque ama o homem e deseja que todos vivam dentro do propósito em que fora criado, santo ,justo, e verdadeiro  adorador. Livre de uma vez por todas de todo o pecado e da culpa do pecado.

Hebreus 9:28

Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.



 

3)    JESUS MOSTRA O CAMINHO DA ADORAÇÃO

João 14:5-7

A)    Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

O homem de Deus, verdadeiramente reconciliado, deve então viver uma vida de oração apresentando sempre a Deus os seus projetos, propósitos e suas necessidades. Procurar sempre apresentar se a Ele como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Jesus ensinava a palavra a todos, mesmo sabendo que nem todos o aceitavam, e alguns fariseus e até mesmo os escribas, homens que escreviam os rolos sagrados, zombavam dele dizendo que nenhuma auto ridade estava crendo Nele, porém vimos que em seu ministério, embora fosse de sua maioria formada por pessoas humildes, pobres de todas as regiões periféricas das cidades e aldeias, havia também um grande núimero de pessoas de todas as classes sociais, sendo um grande número de ricos, entre eles médico e homens da lei, funcionário público. Exemplo: Dr. Lucas, Zaqueu ,

O cobrador de impostos do imperador, Paulo , que pertencia a corte imperial como membro do Sinédrio.

B)    O caminho da adoração perpassa pela humildade, confiança e temor de Deus e sé pode ser completa se houver adoração, meditação, busca e intercessão constante ao Senhor. Seja um grande adorador, um servo humilde, obediente ,corajoso sempre grato, na real busca da santificação em sua vida e é abundante em amor. Deus está a procura de verdadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade.

Assim como existe da parte do homem uma busca incessante pelo seu Deus, também existe a busca incessante de Deus pelo homem que Ele criou com amor por suas próprias mãos. Muitas pessoas buscam as mais variadas formas de encontrar Deus, mesmo não conhecendo a história de Deus. Cada povo, tribo e até mesmo nação, procura caminhos que possam conduzi-los a uma força suprema que acreditam ser seu Deus. Em nome de Deus ,ou a procura dessa força suprema, muitos buscaram até mesmo pelo caminho das guerras. 

O homem, que se encontrava perdido, criou vários meios de tentar se encontrar com Deus ou encontrar o caminho que o levasse a Deus. Porém sem perceber que ele estava perdido, alargavam as fronteiras e buscavam aumentar seu poderio bélico para encontrar Deus.
Deus, portanto, sempre buscou ter uma perfeita comunhão com o homem tentando de várias formas se apresentar a ele .

A bíblia nos diz que "os céus manifestam a glória de Deus, e os firmamentos anunciam as obras de suas mãos." Diz-nos ainda a bíblia em Rom.1;19-20 que "Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua  divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 

LIÇÃO N. 4

COMO EDIFICAR A SUA CASA

 

TEXTO AUREO: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Salmos 127.1 

 

VERDADE  PRATICA: Deus é o criador, sustentador  e governador de    1

todos. Só Ele pode edificar sua vida.

LEITURA EM CLASSE

I Corintios 5: 1-4

1-   Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

2-    E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu.

3-     Se, todavia, estamos vestidos, não formos achados nus.

4-   Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mor- tal seja absorvido pela vida.

 

Objetivos específicos:

 

*Mostra a comparação do verdadeiro cristão transformado

*Demonstrar que a  igreja edificada fica firme na palavra

*Mostrar mecanismos de superação para manter firme na fé

 

INTRODUCAO- 

Sempre que observamos rachaduras ou ainda qualquer outro dano que porventura tenha ocorrido na estrutura de nossa casa, logo vemos que temos que consertá-la para que aquilo não venha a causar maiores prejuízos , e nos preocupamos muito desde então. Não deve ser diferente quando estamos falando de nossa casa espiritual. A bíblia nos diz que somos casa espiritual, lavoura de Deus , e edifício de Deus, e por sermos morada de um Deus tão poderoso , não podemos deixar que esta morada seja danificada, pois Ele jamais habitará em um lugar que esteja caindo aos pedaços. Será que você moraria em uma casa que esteja a beira de ruir ?

 

1)  A CASA DESERTA

A)    Uma casa deserta esta abandonada, fica maltratada, e poderá entrar para a história como ruinas famosas que temos visto nos noticiários. A casa fica deserta quando o seu morador não pode mais morar nela por algum tipo de problema e às vezes o principal deles é a degradação causada pelos problemas da natureza que com o tempo trouxe trincas ou rachaduras. Quando uma casa esta em situação de risco logo a defesa civil ordena a desocupação do imóvel ou da área. Você é morada de Deus, é templo do Espirito Santo de Deus, mas será que há espaço para Deus em sua vida, no seu lar , erm seu local de trabalho, em sua escola, no seu casamento, no seu namoro?

B)    Para que sejamos sempre morada de Deus precisamos estar com nossa casa varrida e adornada, e isto requer uma vida de santidade e justiça, ou então Deus será um mero espectador de sua vida e situação. Jesus quer fazer de sua vida um lugar onde Ele possa habitar sempre.

 

2)  E NAO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO

OS QUATRO TIPOS DE CRISTÃOS

 Certa vez, em meados dos anos 80, ouvi uma palavra do pastor Takayama, hoje deputado federal, que falava de quatro tipos de cristãos e muito me chamou a atenção cristão deformado, o cristão reformado, o conformado e o transformado.

A)O CRISTÃO DEFORMADO

  O cristão deformado é aquele que deixou que o pecado dominasse a sua vida trazendo assim uma deformação, impedindo-o de ter uma plena comunhão com Deus. E aquele que sempre diz que isto ou aquilo nao tern nada a ver, e se não tem nada a ver é porque está cego pelo pecado. Vocé olha para o rosto de uma prostituta e nem precisa perguntar se é prostituta, pois seus traços dizem respeito à sua atitude de vida de prostituição, olha para o rosto de um viciado em  drogas e logo nota nele os traços do vicio, olha para um crente em pecado e logo sabe que ele está derrotado por causa do pecado que domina a sua vida. Ainda que não sejamos julgadores, mesmo assim poderemos observar sem ao menos condenar. Porém sabemos que a sua atitude pecaminosa e sua vida fora dos propósitos de Deus denunciada por seu semblante. Embora saibamos que por vezes poderemos nos enganar com diversas pessoas pois olhamos pela aparencia,que muitas vezes nos engana, sabemos que uma pessoa que está vivendo a prática do pecado, tem consciência de seus atos e sabe bem a sua condição diante te Deus.

A)    O CRISTÃO REFORMADO

O cristão reformado é aquele que sempre quer deitar remendo novo em pano velho. Ele prefere encobrir o seu pecado que confessá lo. Tenta mostrar uma vida de santidade mas não consegue pois o epcado está permeando o seu relacionamento com Deus que não compactua com o pecado. Embora saibamos que Deus ama o pecador, Ele odeia o pecado, e isso faz separação entre o homem e Deus. A bíblia nos afirma que não permanecerá para sempre na casa do Senhor os que vivem de engano. Salmos 101:7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.

B)    O CRISTÃO CONFORMADO 

O cristão conformado é aquele que tudo está bom e às vezes não nota quando é o diabo que está levando para ele  alguma oferta. Alguma proposta que possa enreda lo no pecado atraindo o sorrateiramente e induzindo a acreditar que não esteja sendo contaminado. Envolve se com o pecado justificando cada situação com suas ideologias ou sofismas adquiridos no seu círculo de amizade e seu envolvimento na sociedade descomprometida com a palavra de Deus e sua essência.

Nada tem importancia para ele e acha que a igreja deve mesmo acompanhar o que ele chama de evolução, colocando como se os que tem opinião contrária fossem antiquados e ou quadrados no sentido de não se atualizar..

C)    O CRISTÃO TRANSFORMADO

O cristão transformado é aquele que recebeu em seu coração a essência do evangelho e vive uma nova vida inteiramente voltada de dedicada a Cristo e seus ensinamentos. Valoriza cada artigo da palavra de Deus e procura seguir pelo caminho da obediência à fé cristã servindo fielmente ao Senhor.

São aqueles que nasceram de novo e foram regenerados integramente pela palavra e lavados por ela pelo precioso sangue de Cristo. Tiveram suas vidas transformadas pelo poder de Deu e não dão brechas para o adversário não permitindo que o pecado domine a sua vida. O verdadeiro cristão procura renovar as suas forças a cada dia no temor de Deus,buscando sempre a força no poder do Espírito para vencer todas as astutas ciladas do adversário. Efésios 6;10-13

3)     EDIFICANDO A CASA DO SENHOR


A) VÓS SOIS O TEMPLO

 A nossa vida é comparada aqui pelo templo que precisava ser reconstruído e o profeta recebeu de Deus uma grande revelação que dizia ao povo: “ Subi ao monte, buscai madeira.... “ Esse termos é uma ordem de Deus ao profeta e que poder ser transferido a nós pois a nossa vida , nosso corpo, é o templo do Espírito Santo de Deus. 1 Coríntios 3:16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Portanto jamais deveremos permitir que o templo de Deus seja destruído pelo pecado que nos distancia e afasta totalmente de Deus.

       B) TRAZEI MADEIRA

Trazei madeira... a madeira era o principal material para construção na ocasião em que foi escrito essa palavra. Deus estava contemporizando a vida do homem mostrando como deveria ser construído o templo do Senhor.As determinações diretivas de Deus para a construção do templo mostrava cada detalhe como as colunas definidas sob medida para sustentar as paredes e o telhado ou cobertura que usariam na época. Observamos então que em nossa vida temos que ter base, sustentação para que nossa construção seja firme e inabalável e manter sempre estabilidade para que Deus seja sempre nosso companheiro e Criste habite em nós. Números 35:34 Não contaminareis pois a terra na qual vós habitais, no meio da qual eu habito; pois eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel.

D)     DEUS NÃO HABITA EM TEMPLO FEITO POR  MÃOS

Como está escrito em Atos: Atos 17:24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

Deus está realmente habitando em sua vida ou há algum outro morador que domina o ambiente por causa de algo que O impeça de fazer morada em você? Providencie então material para que a sua casa seja eterna morada do altíssimo, fugindo de toda a aparência do mau e se rendendo totalmente ao Senhor.

Subi ao monte, trazei madeira, edificai a casa, diz o Senhor. Agora devemos então praticar sempre a palavra subindo ao monte da oração. Orando em todo o tempo, com toda a oração e súplica. Efésios 6:18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos...

Meditando na palavra de Deus todos os dias como Deus ordenou a Josué. Josué 1;8: Não se aparte da sua boca o livro dessa lei. Antes medite nele dia a noite. A leitura e meditação na palavra de Deus nos fará fortalecer a nossa estrutura a Sua habitação .

Subi ao monte da consagração, Jejum, mostrando se humilde e dedicado ao Senhor, renunciando assim os desejos da carne e santificando a sua vida ao Senhor. Com perseverança em tudo que seja para edificação do reino de Deus. Então serei glorificado, diz o Senhor , e dela me agradarei. Ageu 1;8

 

 

LIÇÃO N.05

NO CAMINHO DA EDIFICAÇÃO

 

 

TEXTO AUREO: No demais  irmãos  meus fortalecei-vos no Senhor e na forma do seu poder. Ef.6;10

 

VERDADE PRATICA: O caminho da benção pode parecer dificil, mas temos que buscar edificar a nossa vida para melhorar a nossa comunhão com o Senhor e pela lavagem da palavra de Deus, purificar o nosso caminho. Sl 119;9

 

LEITURA EM CLASSE

Oséias 6:3-6

3-   Conheçamos, e prossigamos  em conhecer ao Senhor; como a alva será a sua saída; e eIe a nós virá como chuva, como chuva serodia que rega a terra.

4-  Que te farei, o Efraim? Que te farei, oh Juda? Porque a vossa beneficência é como nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.

5   Por isso os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca os matei; e os teus juizos sairao como a luz.

6   Porque eu quero misericérdia, e nao sacrificio; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Aplicação da necessidade de meditação diária na palavra de Deus

*Humildade é caráter de cristão que quer ser fiel ao Senhor

*Mostrar que a plena confiança em Deus nos levará a aguardar pacientemente nas Suas promessas.

 

INTRODUÇÃO

 O caminho da sabedoria começa na rua do conhecimento de Deus e leva ao caminho da edificação. Em Oséias 6;3 nos foi feita uma convocação: Conheçamos e  prossigamos em conhecer ao Senhor.  Um motorista precisa ter em suas mãos os intrumentos de navegação, como um GPS, por  e xemplo, para poder chegar mais depressa ao destino planejado. Um carteiro precisa saber bem os caminhos da cidade por onde andara para espalhar as suas correspondências. A biblia nos diz que o boi conhece a sua manjedoura e o jumento o seu dono, mas o meu povo não me entende, não me conhece. A edificação deve ser uma busca incessante para alcançarmos a estatura de va- rao perfeito a estatura de Cristo.

 

 

VERDADE PRÁTICA

Há caminhos que ao homem parecem bastante promissores. Porém sabemos que apesar de sabermos o caminho, conhecermos os atalhos, podemos nos perder em meio a jornada e nos desviarmos do destino a ser alcançado. A biblia nos diz que: Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles é a morte.

 

1)     HUMILDADE E CONFIANÇA 

A)    CONFIANÇA

Confiar em Deus também é um gesto de humildade pois quando nao se confia em Deus logo podemos observar uma conotação com a de ser auto suficiente a ponto de nao depender de Deus. Precisamos aprender a confiar no Senhor nosso Deus como único suficiente para nós, e entao teremos melhores condições para viver em humildade e confiança plena, andando sempre no temor do Senhor.

B)   HUMILDADE

O mundo tern confundido a humildade com pobreza ou miséria, mas o termo humildade é bem claro e tern um imenso valor o seu significado.

Ser humilde é um fator de grande importância para se obter uma boa edificação de nossa casa espiritual, pois todo aquele que se humilha considera os outros superiores a si mesmo e Deus acima de todas as suas possibilidades on necessidades, e sera exaltado. Tiago 4,6 . I Ped.5;5.

 

2)    CONHECER E PROSSEGUIR OSEIAS 6,3

Muitos há que afirmam que conhecem a biblia ,e que conhecer a Deus e que por isto não são passivos de serem ensinados por outra pessoa ,mas nem sempre refletem em suas vidas o conhecimento que afirmam ter. O conheci- mento de Deus é algo inesgotável, impossível de se alcançar o pleno conhecimento e no dia a dia sendo renovado o seu caráter, seu amor, provando em uma vida santa e justa que conhece a Deus pois Ele é santo e justo e todos aqueles que o conhecem devem viver uma vida diferente do mundo em santidade e justita provando seu conhecimento de Deus. Aquele que nao ama nao conhece a Deus

 

porque Deus é amor. I Joao 4;8 aquele que aborrece a seu irmao até agora este em trevas, e nele nfio estâ a verdade. Viver livre do pecado é uma prova de conhecimento de Deus, e leva o homem a prosseguir na busca do objetivo chegar a estatura de varão perfeito. Conhe- Ramos e prossigamos em conhecer ao Senhor.

 

 

3)   A MEDITAÇÃO NA PALAVRA TRAZ SANTIFICAÇÃO-

SL.119;9 SL 1;2

Certa vez um sábio homem de Deus disse: “Ou o pecado me afasta deste livro ( a biblia) ou este livro me afasta do pecado.”

 E impossivel que alguém que medita sempre na palavra de Deus viva na pratica do pecado pois nela encontrará palavras que lhe darão forças para se ver livre do desejo do pecado, e como se costuma dizer: Mente vazia é oficina do diabo. Aquele que procura preencher sua mente com palavras de sabedoria que estao na biblia sagrada nao tera nem tempo para buscar as coisas que nao trazem edificação , antes terá sempre sede de buscar a cada dia mais a presença de Deus em sua vida e  uma vida de santidade. Se quiser viver uma  vida  de  edificação  crescente  a cada dia deve sempre meditar na palavra de Deus e tirar  proveito  de  tudo quanto nela está escrito pois ela é a boca de  Deus  falando aos  nossos  corações. A biblia nos motiva a perseguir  a santificação  pois ela nos traz libertação e a libertação leva o homem a santificar-se diante de Deus. I Tes.5;23 Heb.12;14

 

 

LIÇÃO N. 06

CAMINHANDO COM O SENHOR

 

TEXTO AUREO: E eles o constrangeram dizendo: Fica conosco porque ja é tarde e ja declinou o dia. Lucas 24:29

 

VERDADE PRATICA: Estar com Jesus é tão importante que jamais de- veriamos deixar de buscar a sua presença.

 

LEITURA EM CLASSE

Salmos 19: 7-9

7- A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testeinunho do Senhor é fiel, e da sabedoria aos simplices.

8-   0s preceitos do Senhor sño retos, e alegram o corapao; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olfios.

9-  O temor do Senhor é linipo, e permanecc eternamente; os juizos do Senhor sio verdadeiros e justos juntamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Mostrar que a bíblia é única regra de fé e prática

*Demonstrar que apenas com a observação da palavra de Deus podemos purificar o nosso caminho

*Definir que só conseguimos reconhecer o Senhor e andar com ele na luz se conseguirmos manter uma plena comunhão com ele.

 

INTRODUÇÃO-

 Caminhar sozinho é sempre muito difícil, quase ninguém gosta de andar só e a jornada parece se alongar por falta de alguém para conversar. E muito bom caminhar com um amigo ao nosso lado e principalmente quando este amigo sabe o que você quer e busca sempre ajuda-lo em tudo. O melhor amigo em quem podemos confiar é Jesus o nosso Senhor e Salvador. Vamos deixar que Jesus ande ao nosso lado para nos trazer a sede de santidade e de justiça, afim de podermos crescer juntos caminhando com o Senhor, mas não como os discípulos no caminho de Emaús que não compreenderam que Jesus havia ressuscitado e Ele mesmo estava caminhando lado a lado  com eles.

 

1)       A ORDEM DE DEUS -GEN.17;1

A) SÊ PERFEITO

 Anda na minha presença e sê perfeito. Deus requer de todos os crentes que haja santidade. Não se vê um jovem sensato andando com um viciado em drogas, não se vê também uma mulher sensata andando com uma prostituta, quem é santo gosta de andar com os santos, e há um ditado popular que diz: “Diga-me com quem andas e direi quem tu és”. E disse Deus ao povo: Ser-me-eis santos pois eu o Senhor vosso Deus sou santo e vos separei dos povos para serdes mens. Levíticos 20;26 Enoque andou com Deus e o agradou tanto que Ele o tomou para si e não permitiu nem mesmo que ele provasse a morte, Hebreus 11;5 Jó andou com Deus a ponto de ser por Ele representado diante do adversário e foi duplamente retribuído de tudo que perdera.

                A)     JÁ NÃO VIVO MAIS EU...

Andar com Deus é viver com Ele, fugir sempre do pecado e de toda a aparência do mal. Elias andou com Deus e foi por Ele arrebatado tendo  também em sua vida vencido em um só dia 850 profetas sendo 450 profetas  de Baal e mais 400 de Azera que o desafiaram para tentar provar que o Deus de Elias não teria o poder que o profeta falava. Jamais alguém que andou com Deus ficou decepcionado. Paulo andou com Deus em toda a sua vida após o grande encontro e ele disse: Já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim.  E ainda disse: Em nada tenho a minha vida por preciosa, conquanto que cumpra a  carreira  que  me  esta  proposta. Atos 20;24

 

2)      A PROPOSTA DE DEUS - Deuteronômio 30;15-16

          A)A VIDA DO HOMEM NO JARDIM.

Deus criou o homem e deu a ele todo o domínio sobre os animais e então ele dominava o reino animal. Tinha tudo de bom para sua vida e cedeu à proposta do adversário. Quando o homem se encontrava então perdido, Deus começou a executar seu plano de salvação para resgata lo, trazendo o de volta ao estado em que Deus gostaria que estivesse. Com a entrada do pecado, "visto que por um homem entrou o pecado no mundo e com ele a morte”, o homem precisaria agora voltar ao caminho e ter assegurado o seu direito de vida eterna. Deus então trabalha com o homem para resgata lo. Tenho proposto diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição, escolhe pois a vida para que vivas tu e a tua semente. O propósito de deus é que todos os homens em todo o tempo e lugar o ame ,ande nos seus caminhos e para tal Ele promete abençoar até mil gerações.

        B)DEUS CHAMOU A ABRÃO PARA SER PAI DAS NAÇÕES

A grande promessa de Deus diante da disponibilidade e obediência de Abraão, Deus lhe fez uma gloriosa promessas. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. E em ti serão benditas (abençoadas) todas as famílias da terra.

O Senhor Deus te abençoará! Deus jamais exigiu algo de nós sem antes prometer recompensa, mas muitas vezes queremos mais a recompensa que o obedecer. Pensamos no benefício mais que no dever. Exigimos nossos direitos sem primar para nossos deveres. Na primeira alfabetização todos nós aprendemos que o  alfabeto do mundo começa com a, b, c, d, mas o alfabeto do cristão começa diretamente  com o, b, d, c. É bom quando o homem aceita a proposta de Deus e procura andar em sua presença.

Isto então levara o homem a buscar a santidade, a mesma bênção que alcançou Enoque, e Elias antes de serem arrebatados. Ande com Deus, sirva-o, adore-o sempre EIe é fiel.

3)   MUITOS ESTAO COM OS OLHOS VENDADOS 

Lucas 24;13-35

A)    Jesus havia predito a sua ressurreição e o fez, estando dois de seus discípulos no caminho para Emaus Ele se aproximou deles e caminhava ao lado conversando com eles sem ser reconhecido por eles, e hoje muitas pessoas tem tido a oportunidade de andar com Ele e não o fazem, ou estão com os olhos vendados e não podem ver que é Jesus que esta do seu lado. A presença de Jesus é algo que preenche o vazio que está no coração do homem. Os discípulos só reconheceram que era Jesus quando Ele se manifestou a eles com sua saudação pessoal. Parafraseando o fato acontecido no caminho de Emaús, observamos que muitos ainda estão vivendo com os olhos vendados. Parece que estamos até esperando que ele se revele todos os dias dizendo: “Paz seja convosco.”

B)    Muitos há que não percebem a presença do Mestre ao seu lado por causa dos entraves que estão em suas vidas e não conseguem tirar, ou não o querem. Jesus prometeu que estaria conosco até a consumação dos séculos e para estar conosco Ele deve estar sempre dentro de nós. Para isso, portanto, tem que haver espaço para a sua habitação. Por isto devemos ter em nossas vidas o salmo 24, limpos de mãos e puros de coração.

LIÇÃO N.07

 

_VALORIZANDO AO SENHOR COM O SERVIÇO

 

TEXTO AUREO:

Cantai ao Senhor, bendizer o seu nome, anunciai a sua saIvação de dia em dia. SI.96;2

 

VERDADE PRATICA: Trabalhar para Deus é fazer sempre tudo que pudermos para engrandecer o seu nome.

LEITURA EM CLASSE 15:2, Tiago 2:17-22-24

2-Toda vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

17-Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em sí mesma.

22- Bem vês que a fé cooperou com suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

                   20-   Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Mostrar que a obra de Deus em sua essência é uma ordenança

·         Apresentar as ordens de Deus para o serviço ministerial

·         Demonstrar que as ordens de Deus sempre vem acompanhadas de promessas e recompensas.

 

INTRODUÇÃO

A melhor  forma de gratidão do homem  para Deus é e de se dispor para o serviço que  Ele nos ordenou de reconciliação do mundo. Em Ezequiel 22;30 diz : busquei dentre os homens em que estivesse tapando o muro e que estives na brecha ,mas a ninguém achei.

Deus esta a procura de homens que se ofereçam para  fazer sempre o seu serviço, procurando agradar aquele que o alistou. Em Eclesiastes 9;l0 nos diz : Tudo quanto te vier as mãos para fazer, faça-o  conforme  as  suas  forças,  pois  na  sepultura  para  onde  vais não existe forma nem ciência, nem sabedoria alguma. Valorizar a Deus com o serviço começa com a oferta de servir ao Senhor.

 

1) SERVINDO AO SENHOR

A) O serviço ao Senhor começa com a celebração de seu nome sempre e com muita alegria. Celebrar é comemorar, festejar, louvar, agradar. A celebração ao Senhor deve começar  sempre com o critério de considera-lo como único, suficiente salvador e soberano Deus, o todo poderoso, e o Senhor de nossas vidas. Quando estamos celebrando ao Senhor estamos retribuindo em forma de música e alegria , em louvor e adoração a todas as bênçãos que o Senhor Deus tem nos dado. Servir ao Senhor deve ser sempre um grande prazer, e deve ser feito com muita alegria, pois sabemos que sem EIe nada podemos fazer, e que sem Ele nada do que foi feito se fez, logo Ele é digno de louvor ,honra, gloria e adoração. Joao 15;7

B) A bíblia nos convoca a cantar sempre ao Senhor um cântico novo, logo precisamos procurar viver em novidade de vida agradando ao Senhor nos oferecendo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus e isso se faz em forma de culto, culto de razão, motivo, de raciocínio perfeito. Rom.12;1

O homem foi criado para o louvor da gloria de Deus ,mas muitos tem feito dos seus corpos templo de perdição levando-o as drogas, ao álcool, a prostituição, porém todo aquele que serve ao Senhor está liberto e tem o dever de louvar aquele que o libertou destes males.

 

2)     JESUS DELEGOU SERVIÇOS AOS HOMENS

Jesus chamou a si os doze e disse-lhes: Dou-lhes poder sobre os demônios, e para curarem doenças, e enviou-lhes a pregar o reino de Deus e a fazer curas. Lucas 9;1,2 .

A missão dos doze não estava resumida a isto, porém era a obra prioritária em seu ministério e aqui vemos uma obra tríplice . Autoridade e poder sobre os demônios implica em libertação ; curas das enfermidades e outra importante obra e que é a principal delas, é a propagação do evangelho, e Jesus lhes alertou quanto a soberba. E não vos alegreis porque os demônios se vos sujeitam antes estais alegres por terem os seus nomes escritos no céu. Isso caberia tanto aos doze quanto aos setenta e aos milhares de seguidores. Aos setenta ele disse: Eis que vos dei autoridades para pisar em serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada vos fará dano algum.  E esta autoridade foi a extensão do que ele havia dado aos 12 apóstolos, e passou ainda aos  70 discípulos e aos  milhares, cuja abrangência estendeu se à nós. Então seja você também um desses. A principal ordem e que jamais poderia ser ultrapassada, Ele deixou pouco antes de subir ao céu, logo após ter ressuscitado. Portanto ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. E por essa ordem, fez ainda uma grande promessa, a saber:  e esses sinais seguirão aos que creem em meu nome... MC 16; 15 e 20

  

3) A COBRANÇA DA OBRA . ECL.9: 10

Deus ordenou, capacitou deu todo o suporte necessário, e ajuda o homem em seu trabalho e, nem assim o homem tem sido correto com Deus, o santo justo e eterno Senhor. Deus pedirá contas de tudo que nos ordenou a fazer, e a bíblia ainda diz, se fizermos tudo o que nos for ordenado, seremos chamados de servos inúteis, pois devemos fazer mais do que foi ordenado por Deus, pois Ele merece o melhor. Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. Agradeça a Deus por poder fazer algo na obra de Deus por ser útil, poder dar algo em gratidão pelo muito o que Deus tem feito por nós, Deus esta a procura de homens valentes, determinados, fiéis, vigilantes, dispostos sempre a dar o melhor para Deus.

 

LIÇÃO N. 08

 

DISPONIBILIDADE      PARA A OBRA

 

TEXTO AUREO: Tudo quanto te vier as miios para fazer, fala-o confor- me as tuas forças. ECL.9;10

 

VERDADE PRÁTICA: Nunca devemos nos acovardar, mas sempre nos prontificar a fazer o melhor para o nosso Deus.

 

LEITURA EM CLASSE Is.6:8; Rom. 10:13 15

8-Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: a quem enviarei, e quem

há de ir por nós? Entao eu disse: Eis-me aqui, envia-me a mim.

13-   Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor sera salvo.

14-   Como pois invocarão aquele em quem nao creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

15-   E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quao formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Apresentar a proposta do grande chamado do Senhor

*Mostrar  a imensa alegria de sermos selecionados para o ministério da reconciliação

*Demonstrar que devemos ter prazer em fazer a obra do Senhor  

 

INTRODUÇÃO

A obra é de Deus logo é santa , a obra é extensa penosa , logo exige dedicação  e esmero,  é  gloriosa ,  ninguém  ficara  por  ele decepcionado, antes será 

recompensado.

Quem deixar tudo por amor a obra de Deus receberá 100 vezes mais aqui na terra e por fim a vida eterna o Senhor Jesus quer que todos os homens a tempo e fora de tempo preguem  a palavra . A despeito

de sofrerem como Paulo ,André, Pedro e outros Apóstolos contemporâneos que foram mortos por causa da pregação do evangelho , existem muitos pregadores de mentira que torcem a palavra para sua própria condenação , mas eles são dedicados e em sua doutrina são prudentes. Eles estão perdendo o tempo e distribuindo mal material que dificulta a edificação da Igreja do Senhor. Estamos perdendo terreno para os Hereges. O que estamos fazendo para justificar o nome de cristãos que recebemos pela salvação em Cristo Jesus nosso Senhor e por sermos parecidos com Ele.

Para levarmos a “igreja do Senhor” à edificação, temos que nos dedicar ao ensino rigorosamente pautado na palavra de Deus, sem subterfúgios e sem amuletos ou algo que possa ser nocivo ao reino de Deus.

 

1)A CHAMADA DE DEUS - ISAIAS 6;1-8  ROM.10;14-21 Conforme ja vimos em mensagem anterior, Deus esta a procura  de  homens. Homens destemidos e dispostos a proclamar a verdade, combater o mau e servir fielmente ao Senhor. A convocação do Senhor é geral. É para verdadeiros guerreiros corajosos e prontos para batalhar pelo reino de Deus.
Dentro do propósito da chamada de Gideão, observamos que o primeiro recenseamento para a guerra deu conta de 32 mil guerreiros convocados para batalhar pelo Senhor dos exércitos. Vendo o Senhor que o povo era muito numeroso e que iria se vangloriar alegando que pela força do exército eles venceram, então mandou apregoar um novo recenseamento mandando voltar os tímidos, covarde e incrédulos. Assim sendo, voltaram para casa 22 mil homens. um recenseamento, e deste saíram 22.000 que eram tímidos, covardes e incrédulos. Vendo Deus que o povo tinha um coração duro e obstinado ordenou que fosse feito mais uma prova e restaram então apenas trezentos homens dos quais Deus fez vencedores. 

Portanto então agora não temos que nos desculpar sem que haja o mínimo de esmero ou ainda o máximo esforço pelo trabalho. A bíblia os diz: Se te mostrares frouxo, no dia da angústia a tua força será pequena

 Em Ezequiel 2 temos que a ordem de Deus independe da situação do ouvinte e tudo que Ele requer de nós é dedicação, disposição, intrepidez, atuação firme e oferta total sem reservas.

2)      AS FUNÇÕES   E O PODER

I COR. 1;17-21

A convicção do homem para a finalidade ou a capacidade para a qual fora chamado é um fator primordial para a sequência, e a vitória do povo que recebera um trabalho com total rendição a Deus para fazer a sua obra. Neste texto lemos que Paulo estava convicto de sua missão e que Ele jamais  se esquivou de fazer outras coisas na obra de Deus. Ele não foi chamado para batizar, mas para pregar  evangelho. Porém quando foi necessário ele o fez.

 Paulo era um homem culto zeloso pelo que havia aprendido, era doutor em conhecimento, mas sentiu que Deus o estava chamando para realizar uma grande obra de evangelizar pessoas simples e isto requeria uma ministração simples, bem abaixo do nível intelectual e ou cultural que ele tinha.

Para muitos isto era uma loucura, mas ele sabia que não era dependente da sabedoria humana mas sim do poder de Deus. Seu resultado não era dinheiro ou bens, pois seu investimento era almas para o reino de Deus. Não era a glória por ser reconhecido pelo seu nível cultural ou de poder que antes tinha ao lado dos imperadores e governantes.

 Voce pode nao ser um doutor ou mestre, mas deve compreender que tem em suas mãos o mesmo poder que regia a vida de Paulo e de todos os outros apóstolos e tem a mesma chamada para ir as ovelhas perdidas da casa de Israel, precisa estar convicto que não foi em vão que Deus te chamou, mas é para conduzir pessoas ao reino de Deus, pregando um Deus que salva, cura, liberta, batiza no Espirito Santo e leva para o céu.

 

2)     A CAPACITAÇÃO DE DEUS –

ISAIAS 6;1-8

A)   Vamos voltar um pouco ao livro de Isaias para vermos as características    humanas   de   alguém   que   fora   chamado    para    a    obra    de Deus e foi capacitado sendo tratado por Deus nas área de sua vida que precisava de um tratamento especial. EIe não usou desculpas para se afastar da

         ordem de Deus, mas declarou a Deus as suas fraquezas que não condiziam com o brilhante ministério que lhe estava proposto, então Deus enviou um anjo

que queimou seus labios e tomou-o puro para a obra. Persiga a santificação para sua vida.

B)   Lembramos ainda que David não tinha aparentemente o perfil de um rei, mas Deus queria ele. Era pequeno, fraco, menos culto ou eloquente que seus irmãos, mas Deus o capacitou e para provar toda a sua capacidade enfrentou sozinho o grande Golias e o derrotou com uma pedra. Gideao era agricultor e estava malhando o trigo quando Deus o chamou. Ele deixou tudo e seguiu em direção ao seu chamado.

 Deus nao esta preocupado com o status do homem ou com sua posição social ou mesmo cultural, pois o mesmo poder que é derramado no simples é também derramado sobre o mais culto. Moisés tentou se esquivar pela sua humildade, mas foi por Deus capacitado a tirar o povo de Israel do Egito e conduzi-los a terra prometida através do seu sucessor, Josué. A nossa capacitação é divina, nosso poder também é II Cor. 3;5 O que é que vocé tem nas maos? Você já deve ter ouvido: " Deus não chama os capaciotados, mas capacita a todos que ele chamados.

 

LIÇÃO 09

 

CONFIANCA E DESTEMOR

TEXTO AUREO: Jeova o Senhor é a minha força ... hab. ; 9 a VERDADE PRATICA:

Devemos sempre dizer que se Deus quiser faremos, pois so ele pode, e é Ele quem opera tanto o querer quanto o efetuar .

 

LEITURA EM CLASSE Hab. 3:17-19;

17- Porquanto, ainda que a figueira nâo floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos nao produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais mo haja vacas;

                  18- Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salva-

ção

19- Jeova, O Senhor, é minha forma, e fara os meus pés como os das cer-

vas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Apresentar o caminho para a plena confiança em Deus

·         Mostrar como devemos agir diante de um desafio a confiar no Senhor

·         Explicar que a nossa força não vem de nosso braço, ou de nossos esforços, pois Deus é quem opera em nós e foi Ele que no chamou.

 

INTRODUÇÃO-

Maldito o homem que confia no homem e faz da carne o seu braço forte.

Embora muitos tenham dado uma interpretação grotesca e errônea para este versiculo, sabemos que o seu contexto diz que todo aquele que confia em suas próprias forças ou capacidade, esquecendo-se da majestade e soberania de Deus, jamais tera plena confiança em Deus, antes buscará sempre por suas proprias forpas as vitórias que necessitar, esquecendo-se  que a biblia nos diz que suas misericórdias sao as causas de nao sermos consumidos e que sem Deus não podemos nada.

No salmo 126;1-3 nos diz que se o Senhor não estivera ao nosso lado, ha muito teriamos sido destruidos. Uns confiam em carros, outros em cavalos,

         mas nos faremos menção do nome do Senhor dos exércitos. Ele é o nosso Deus.

1)      VOCE CONFIA PLENAMENTE EM DEUS? Habacuque 3;17-18

 

A)    A situação esta muito complicada, tudo esta caminhando errado, está indo

de mal a pior, sua vida cambaleia como um bébado, os amigos te trairam, pedeu o seu emprego, seu cônjuge não te compreende, esta mal na escola, a enfermidade te assola? Olha muitas são as situações de desesperos e angustias na vida do homem, mas sabemos que Deus jamais nos abandonara, pois Ele prometeu estar sempre ao nosso lado. Lembra-te do poema pegadas na areia. O autor foi muito feliz em criar a parábola do sonho que expressa a nossa segurança e confiança no Senhor.

 A nossa confianga em Deus não pode estar limitada a nossa condição fisica, social, psicologica ou financeira, pois Deus esta acima de tudo isto. Confiar em teus implica em deixar tudo em suas mãos, pois Ele está sempre pronto para nos dar o melhor. A oração de habacuque fala de nossas necessidades basicas e Ele disse que apesar de todas as nossas necessidades explícitas na sua oração, sitruações de necessidades básicas dos hebreus, e porque não dizer, muitas delas também nossas, ele confiaria somente em Deus o seu Salvador, independente de cada uma das situações de suas necessidades

 Onde esta posta a sua confiança???

 

2)         VOCE CRE QUE DEUS TRANSFORMA - OS.6;1-3

A palavra de Deus que é incontestavel nos diz, que EIe fez a ferida e a ligará e nos conduz a conhecer e prosseguir em conhecer a Deus. Muitos há que hoje não falam mais que Jesus transforma. Muitos mas na verdade não creem mais nesta verdade em nossos dias. Alguns ainda tentam dividir o tempo do afir de Deus afirmando que muitas coisas na bíblia são meras alegorias e que algumas coisas foram apenas para os tempos bíblicos. Muitos temem em ser convocados a provar isto e nao ter preparado sua vida para ser um vaso nas maos de Deus.

Você for transformado? Parece que não pois não dá provas concretas deste fato. Olha Deus não esta similado a nada neste mundo, ele não mudou, não mudará. A bíblia nos afirma que Ele é o mesmo, ele é o Deus que transforma as coisas que não são em coisas reais. Muitos fatos que hoje acontecem na igreja tornam se em  novidade para muitos, mas Deus está sempre pronto a realizar muito mais.

 

3)    VOCE ESTA DISPOSTO A LEVAR OUTROS A SEREM TRANS- FORMADAS?

Para isso torna-se necessario comentar alguns pontos da  liçã 7.

 

A)    A CORAGEM - Mc. 5:7 –

Jesus nos deixou um exemplo de coragem, quando resistiu ao endemoniado de Gadara. A coragem é um adjetivo indispensável ao crente, sabendo que so teremos acesso a ela se tiver uma profunda comunhao Deus, que certamente resulta da unção. A coragem esta baseada na convicpao pelo conhecimento e experiência com Crito.

Todos temiam ao endemoninhado gadareno e fugiam dele. Jesus se aproximou dele e o confrontou provocando nele o terrível medo que obrigou o a fazer um pedido antes que Jesus decretasse o que deveria ser feito.

Dizia ele:? Vieste aqui para nos atormentar? O jovem estava sendo atormentado pelos espiritos imundos em forma de legiões. Os demônios, então enfurecidos, pedem a Jesus que os permitam entrar nos porcos. Ele então dá a ordem e o jovem fica liberto

 

B)    OUSADIA

 

            2 Corintios 3;12

 A ousadia é o lado prático da coragem. Nao é suficiente apenas ter coragem, mas além disso é preciso exercita-la. Seria como falar em fé e não praticá la. mão vivê-la.

A transformação das outras pessoas acontaeem quando nós vivemos o que conhecemos. Quando pregamos com autoridade de Cristo, oramos com fé pelos enfermos e etc.

LIÇÃO N.10


 

 

AUREO:

    Portanto tornai levantar as mãos cansadas os joelhos desconjuntados. Heb.12;12

 

                                             VERDADE PRÁTICA:

Quando estamos diante de um grande problema devemos nos lembrar       que temos um grande Deus.

 

                                    LEITURA EM CLASSE Ef. 6:10-11-18

            No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Mostra que só conseguimos vencer o mau se estivermos com as armas corretas

·         Apresentar as armas espirituais à nossa disposição

·        

·          

No decorrer de nossas vidasmuitos espíritose letvantam contra nós, dentre eles 

podemos destacar :

falta de fé, autohumildade, auto-piedade, o medo do fracasso. devemos nos 

lembrar que  pior que ser derrotado é nao participar da batalha, não tentar é pior que fracassar. “ veras que um filho teu não foge luta”(hino nacional).

 

os muros sâo erigidos sâo sempre com a objetivo de proibir ou coibir avanço de alguém. Os muros sâo obstaculos feitos para serem intransponíveis, porém na vida espiritual temos que ser fortes no Senhor e na força do seu poder e estando ao lado deste grande general que jamais perdeu uma batalha, nos tornamos entfio muito mais que vencedores. O Senhor é a minha luz e a minha força. Salmos 28;7 nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.

 

    VIGILANCIA ANTECIPA VITORIA – Josué 2;1-14

Quando povo de Deus estava prestes enfrentar seus obstáculos sem- pre se lembrava do poder de Deus, porém nao devemos esperar que surjam os problemas ou que se tornem em montes para tomarmos posição de ataque. biblia nos diz que devemos resistir ao diabo ele fugira de nós, no original entendemos que palavra ou verbo resistir neste texto nos da idéia de atacar. Muitas vezes povo de Deus foi apanhado de surpresa por se posicionarem defensivamente. ataque levará adversario se preocupar com defesa não lhe dará chances para planejar seus ataques, será dificil

contra ataque. povo de Deus deve ser sempre vigilante, confiante, fieI, firme, deve ser sempre revestido de poder recebendo couraça da justiça, fortalecendo-se em Deus e na forma do seu poder, mas deve sempre saber que Senhor pelejara por nós. Antes de chegar terra de Jericó, Josué mandou espias na terra para espiar ver as suas possibilidades de ataque ou de defe- sa, isto demonstrou vigilancia, mas nao descartou a confiança em Deus. Vigiar implica em conhecer as brechas do inimigo reparar as possiveis brechas de nossa vida onde eIe poderia atacar, então corrigi-las.

 

     CONFIANÇINDEPENDE DAS ARMAS

EXODO 14;l5-18

confiamos em Deus sabemos que nao dependemos de armas materiais pois nossa luta não é carnal, lutamos sempre contra nosso inimi- go que é espiritual. Moisés estava com povo de Israel diante de uma barrei- ra intransponivel que era mar vermelho, atrás deles vinha em marcha de guerra grande exército de Faraó quando Moisés clamou Deus pelo povo diante do grande mar, ouviu voz de Deus que ordenou: Diga ao povo de Israel que marche. Moisés sabia que podia confiar em Deus e que jamais Ele diria algo que  nâo pudesse acontecer , então sequin do a orientação de Deus,  tocou nas águas mar se abriu diante dos israelitas eles passaram a pés enxutos e no momento em que  os egipcios entraram no mar as águas se tornaram em um montão encobriu todo exército de Faraó que morreu afogado. 600 mil homens com seus cavalos. Alguns céticos, deturpadores da palavra alegaram que naquela época, na região de Pi Airote o mar secava e ficava com apenas 50 cemtímetros de água, podendo  chegar até 30 cm de fundura que por isto povteria passado a pés , mas isto não tiraria o valor do grande poder de Deus, caso fosse  verdade pois teria Deus destruido mais de 600.000 homens cavalos neste pouco presurnido volume de aguas Deus é maior que todos os seus problemas. Então não diga para Deus tamanho de seus problemas, pois Ele te conhece, diga aseu problema o tamanho do seu Deus.

 Davi derrotou gigante Golias com umsimples pedrinha encravada na testa de um gigante de aproximadamente  3 metros de altura.  Porque nela estava grande poder de Deus. Deus esta sempre conosco diante de qualquer situação e Ele não  conhece  derreta e além disso podemos ver na palavra que Nele somos muito mais que vencedores.

LIÇÃO 11

A REVERSAO DA GLORIA

TEXTO AUREO: Grandes coisas fez o senhor por nós e por isto est amos alegres

VERDADE PRATICA: Deus é quem opera tudo em todos!

LEITURA EM CLASSE:Salmos 138:1-4

Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.
Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.
No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma.
Todos os reis da terra te louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Mostrar que em tudo dependemos de Deus e somente a Ele revertemos a glória

* Apresentar os benefícios de dar glória a Deus em todas as vitórias

* Testificar como o povo de Israel mostrou momentos de gratidão e de soberba

 

INTRODUÇÃO

 

Tudo que temos ou que somos e tudo quando fazemos, jamais serpa nosso. Se Deus não estiver ao nosso lado, não conseguiremos conquistar nem mesmo as mais simples batalhas do dia a dia.

Somos como mordomos de Deus e para isso fomos chamados. Portanto tudo que novier às mãos é de Deus e devemos dar à Ele toda a honra e toda a glória. Precisamos compreender que somos dependentes totalmente de Deus e de Sua graça. Se não fosse a graça e a misericórdia do Senhor e se não fora o Senhor ao nosso lado, a muito teríamos sido destruídos. O povo de Israel passava por lutas, problemas e dificuldades. Muitas vezes fracassaram por pensar que sairiam vencedores de uma batalha sem contar com a força de Deus. Em outras ocasiões, depois de serem provados em sua fé, obtiveram a certeza que somente com a ajuda de Deus poderiam sair como vencedores e ao alcançarem a vitória, glorificaram ao Senhor com danças e louvores. Todas as nossas vitórias seriam impossíveis se não fosse a presença do Senhor conosco.

1)    FOI DEUS QUE NOS ESCOLHEU -JOAO 15;16

Quando Deus escolheu homens para fazer a sua obra, vemos que Ele escolheu alguém que estivesse trabalhando, Deus não nos escolheu simples- mente, escolheu para que pudéssemos reverter para Ele a glória que é devida ao seu nome. Moisés quando foi convocado para libertar o povo, tentou se esquivar dizendo as suas desculpas, mas é Deus quem nos capacita, então não conta o que achamos, e sim o que Ele pode fazer através de nós.

E preciso compreender que Deus quer de nós uma inteira disposição para fazermos a obra sem confiarmos em nossa pequena força, pois a biblia nos diz: Maldito todo homem que confia no homem e faz da came o seu brato Forte. Devemos confiar sempre no Senhor pois Ele é fiel e cuidar de nós para que sejamos sempre vencedores requerendo assim que possamos dar sempre a Ele a glória. Deus conhece os que são seus, e se Ele confiou a você a sua obra ou alguma coisa em sua obra é porque Ele sabe que pode muito bem através de você realizar grandes coisas.

 

2)    O PROPOSITO DA ESCOLHA

Deus sabe da nossa fragilidade ou de nossa capacidade e sempre nos dá  provas que Ele é quem opera tudo em todos. Gideño poderia ter partido para a batalha com seus 32.000 homens, mas Deus sabia o que aconteceria no final Ele é onisciente, entao como vimos anteriormente que Ele permitiu que saisse com 300 homens apenas e os fez como em 300.000 e eles se tornaram vence- dores.

Ele te escolheu para dar fruto e para que o seu fruto permaneça.

A biblia diz que todo aquele que está ligado em Cristo deve dar fruto, e que aquele que não fruto deve ser cortado e lançado no fogo. Você faz parte de um grande exército que foi convocado por Deus e que o seu fruto na estação própria e cujas folhas nao caem e tudo quanto faz tem prosperidade .

O grande propósito de Deus é que possamos dar glória a Ele sempre em nossas vitoria. Deus não nos trouxe até aqui para voltarmos, nos trouxe aqui para possuirmos a terra no poder que no nome de Jesus e Ele disse que nem as portas do inferno poderao prevalecer contra nós. Deus é fiel.

Quando o povo de Israel estava diante do mar vermelho, observamos que havia uma confiança em Moisés e foi passada aos hebreus. Quando chegaram com Josué diante das imponentes muralhas de Jericó, Josué ordenou que dessem sete voltas ao redor das muralhas e que na sétima volta tocassem as trombetas. Assim fizeram e as muralhas vieram abaixo deixando vulneráveis e temerosos os inimigos de Israel . Não foram os sons emitidos pelas trombetas e nem a força de fôlego ou o ar das trombetas, mas foi o poder de Deus agindo através da fé dos Hebreus.

 3)GLORIFIQUE A DEUS QUE O CAPACITOU - I COR.10;30-31          Quando se completa a obra que nos foi confiada devemos sempre nos lembrar que foi Deus que nos escolheu, que nos capacitou e esteve sempre ao nosso lado. E é motivo de grande gozo para nós sabermos que somos ajudados por um grande e incomparável Deus  e Ele  nunca nos desampara. Deus é o nosso escudo, nosso refúgio e fortaleza , é socorro sempre presente nas horas de angustias, Ele é o segredo da nossa alegria e o motivo da nossa confiança e esperança. E preciso sabermos que sempre que vencemos devemos dar glória a Deus e se porventura formos derrotados é porque faltou confianÇa em Deus o nosso Senhor.

         Diga sempre grapas a Deus que nos a vitória em Cristo Jesus o nosso Senhor, e se Deus é por nós, quem sera contra nós. Deus é maior e so Ele é tudo em nossas vidas e a biblia nos diz que deitamos e levan tamos porque o Senhor nos sustentou. o Senhor é todo poderoso ,só o Senhor é Deus! A Ele portanto  seja sempre a gloria, a honra, domínio e o poder, agora e para toda a eternidade. Aleluia!!! ELE É DEUS!


LIÇÂO N.12

GRATIDAO E LOUVOR AO SENHOR

TEXTO AUREO:

Que darei eu ao Senhor por  todos os beneficios que me tem feito. SI.116;12

VERDADE PRATICA

Deus é fiel e jamais deixará de atender um pedi do de seu filho, mas cabe ao filho ser-Ihe grato.

 

LEITURA EM CLASSE: Salmos 116:8-13

Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes.
Cri, por isso falei. Estive muito aflito.
Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos.
Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Apresentar as maravilhas do Senhor a nosso favor

*Mostrar o quanto Deus abençoou seu povo independente de fidelidade ou fraquezas.

*Instruir a buscar mais ainda a confiança plena no Senhor e dar louvor por tudo

INTRODUÇÃO

 Deus é o que opera em nós  tanto o querer quanto o efetuar, ou seja, Ele é quem nos o desejo de fazer a obra e Ele mesmo é o que nos capacita a realizar a obra, logo entao não devemos nos  vangloriar.

Nao diga jamais eu posso, eu faço, eu consigo, ou eu tenho, antes devemos dizer : Se o Senhor quiser faremos isto. Se o Senhor não estiver ao nosso lado não podemos fazer nada, mas se Ele estiver em nós somos muito mais que vencedores. Tudo posso naquele que me fortalece. Filp.4;13.

Em nada tenho a minha vida por preciosa contanto que cumpra com alegria a carreira que me esta proposta. Deus é o nosso escudo e broquel.

 

1)   LOUVAMOS A DEUS PELA VIDA - SAI.MO 24

          Segundo a teologia a definição de Deus, se é que assim podemos dizer, é que Deus é espirito pessoal , perfeitamente bom e que em santo amor cria, sustenta e governa todas as coisas. Devemos então sempre nos lernbrar que Deus é o nosso criador, e por conseguinte é o nosso sustentador, logo entao devemos sempre lembrar de louvar a Deus por toda a vida. O fôlego de vida que recebemos de Deus é uma grandiosa e perfeita dádiva incomparável.

Quando o homem está em pecado se entregando a tudo que nao agrada a Deus, muitas vezes nem se lembra de Deus, ou ainda o desafia como se fosse obrigado a fazer tudo de acordo com o que o homem deseja e não segundo a soberana vontade do Senhor.

 Detis criou o homem para glorificar o seu santo nome, logo, a vida e um dom de Deus e isto poderia ser notado desde a concepção quando milhares de gametas saem com a função final de fecundar o óvulo e apenas um consegue este objetivo. Vemos logo que a vida do homem ja começa com uma grande batalha. São cerca de 2.500.000 espermatozóides em uma corrida desenfreada para alcançar o óvulo amadurecido e pronto para a fecundação.

 Uma batalha para ser um homem que nasce corn o objetivo de louvar a Deus.

Deus separou  você  para ser um filho,  um servo,  um verdadeiro adorador.  Louve a a Deus pois voce existe. Portanto seja um verdadeiro adorador , um verdadeiro  servo fiel.

 

2)     LOUVAMOS A DEUS PELA LUTA - JO 42;5

Ha três coisas inerentes na vida do homem, a saber: luta, tentação e provação. Precisamos saber até mesmo distinguir uma da outra para compreendermos o melhor caminho para vencermos  esta  ou  aquela  situação. 

Podemos definir que a luta é a grande batalha da carne contra o espirito, pois o espirito luta contra a carne e a carne contra o espirito, e eles se opoem um ao outro. A luta embora nao deixe de ter uma mãozinha  do   nosso adversárioé algo mais pessoal proveniente do proprio homem e seus desejos.

A tentação é totalmente proveniente do nosso adversário e como o próprio nome já diz ,tem como objetivo tentar o homem para leva-lo a queda em sua vida espiritual e distanciá-lo  de Deus.

O diabo é o  tentador.  A  biblia nos diz que ninguém pode dizer que é  tentado por Deus ,pois Ele a ninguém tenta e nem pode ser tentado pelo mal.

O diabo sabe a brecha em que poderá  entrar em nossa vida principalmente quando dizemos o que é que não suportamos, e quando  nós dizemos isso demonstramos nosso ponto fraco ou as brechas abertas para sua atuação. E então ele nos tenta até que seja aberta mais ainda a brecha.

 A provação é proveniente de Deus e, embora Ele poderá usar o instrumento que

quiser para provar os que são seus, assim como fez com  Jó, pois confiava plenamente em sua integridade, mas também ali vimos cumprir a sua palavra: Deus é fiel e não  nos deixará ser tentado além das nossas forças, antes junto com a provação  nos dará  livramento para que a possamos suportar.

A vitória de  reflete também a vitória do povo de Deus.

 

1)   LOUVAMOS  DEUS  PELA   VITORIA

 Filipenses 4:12-14

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.


Sempre que um atleta se sai vencedor em uma competição esportiva ,logo

observamos que ele faz sua homenagem a alguém que tenha de alguma maneira contribuido para seu desempenho. A um parente próximo, ao personal treiner, ao cônjuge, a um amigo aos patrocinadores.

Somos atletas na vida espiritual, somos entregues a morte o dia todo, mas sempre que estamos com Deus adquirimos vitória, pois Deus é vencedor e com Ele e por Ele somos também vencedores.

            As vezes reclamamos com Deus quando estamos na luta, provação  ou  tentação, e o  responsabilizamos  por  isto ou aquilo.

A biblia nos diz: Quem conheceu a mente do Senhor para o instruir?.

          Deus nao é covarde, Ele sabe bem o que está fazendo e ninguém poderá ser aprovado se não for provado. Deus tem que ser lembrado sempre nas lutas ,tentações ou provações e nunca ser esquecido nas vitórias, pois Ele é quem nos a força e que nos faz muito mais que vencedores, então podemos dizer:   Graças a Deus que nos a vitória em Cristo Jesus nosso Senhor.



LIÇÃO N.13

A GLÓRIA DA IGREJA MILITANTE

Apocalipse 7:9-12

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.


TEXTO AUREO: Ap 7;11

E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.

VERDADE PRATICA:

Não rosas sem espinhos, assim como não há vitória sem lutas, e somente em  Deus somos muito mais que vencedores.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Apresentar a história da igreja desde os tempos antigos

*Mostrar que Deus sempre esteve ao lado de Seu povo

*Demonstrar que a igreja que é vencedora passa por dificuldades. Porém sairá vencedora!"


INTRODUÇAO

 Quando falamos de igreja, falamos de um povo, eu  e você, os chamados para fora (ECLES lA). A igreja tem entre si dois estados ou situações. A igreja pode ser  militante e poderá triunfante.

A promessa de Deus para com a igreja militante é: “no mundo tereis aflições.” O conforto da igreja é: ..”mas tende bom  ânimo, eu venci o mundo.”

 A promessa é extensiva para que esta igreja seja triunfante, e para a igreja triunfante a promessa é revelada: vinde a mim benditos de meu Pai, e possui por herança o que vós está preparado desde a fundação do mundo.

1› A IGREJA DA PROMESSA - ISAIAS› 44;1-5

          Quando falamos em promessa, geralmente falamos de algo que interessa a todos os cristãos. Portanto não poderíamos deixar de citar promessas desde os tempos mais remotos. Deus ao criar o homem, aprendemos que EIe o fez para que o seu nome fosse entao glorificado e fez grandes promessas trazendo cumprimento em todas as suas palavras empenhadas, pois Ele não é homem para mentir e nem filho do homem para que se arrependa.

         A igreja da promessa é aquela que foi criada para a viver na plenitude do Espirito Santo reconhecendo em Jesus a principal promessa de Deus para o homem.

        A igreja foi prometida a Abrão que ao ser visitado pelo Espirito Santo recebeu uma ordem que seria a transformação de toda a humanidade sofredora. Sai da tua terra e da tua parentela e vai para  uma terra que eu te mostrarei.

A fé de Abrão, que não tinha mapa, não sabia o destino e vivia confortavelmente com sua familia muito rica, fez que Deus estendesse a sua promessa. “ Far-te-ei uma grande nação.”

          A igreja da promessa tem um grande arquiteto: Deus. Tem uma base forte e inabalável : Jesus o firme fundamento. Tem um grande edificador: O Espirito Santo.

Logo a igreja da promessa crê no Deus que é triuno, Pai, Filho e Espirito Santo e que é uno em seu propósito, pois um Deus e pai de todos.

Deus é logo o criador, Jesus é o salvador que mostra o caminho para a gloria e o Espirito Santo é aquele que edifica a cada dia a igreja de Deus.

 

1)   A IGREJA MILITANTE - ISAIAS 48;10 JO 16;33

A igreja hoje é uma igreja militante, formando assim o grande exército de Deus. Um exército que sofre injúrias, perseguições são perplexos, desanimados mas que não obstante a tudo isto continua firme pois nunca fica desamparada.

Em toda a biblia encontramos Deus falando ao povo sobre os sofrimentos que acometem a todos que se dispõe a entrar nesta batalha contra o mau, mas esta é a igreja que recebe também a promessa de I Cor.2;9-10. Encontramos ainda uma  dolorosa promessa mas que é verdadeira e poderosa: No mundo tereis aflições. Se Deus tivesse prometido somente bênçãos ,jamais suportariamos as aflições.

Para a igreja militante a biblia nos diz ainda: Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força sera pequena.

Somos soldados em combate, nosso adversario é forte, astuto e sagaz, é espirito, portanto para o derrotarmos temos que viver em Espirito,  andar em Espírito e lutar pelo Espírito,  pois Deus nos deu toda a autoridade sobre a força do diabo.

Somos chamados de bichinho de Jacó, somos como os 300 de Gideao. Estamos como o povo de Israel frente ao mar, como Josué em frente aos muros de Jericó, como Daniel na cova, como Jacó no Val de Jaboque, que lutou com o anjo e prevaleceu e assim como o Anjo do Senhor esteve na fornalha com os três jovens sábios levados para a Bailônia, o nosso  General, o Senhor dos exércitos, esteve com eles e também estrará sempre  conosco.

2)   A IGREJA  TRIUNFANTE  -SOF3;19  ROM8;18  IICOR1;5-6

Romanos 8:18

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.


             Após passarmos por tantas lutas e aflições,  todas acompanhadas por Deus, podemos observar como Estevão, o primeiro martir da igreja de Jesus: “ vejo os céus aberto e a direita de Deus  está Jesus”, Como Ele nos prometeu,  um novo nome para nós  escrito na glória, um nome escolhido por Deus que nos fez uma grandiosa promessa pós triunfo: “ E ao que vencer darei que se assente comigo no meu trono, que coma do maná celestial, que coma do fruto da arvore da vida, vale a pena sofrermos como disse Paulo: as afliçõs deste tempo nao se pode comparar a glória que nos está reservada, pois falando ainda aos Coríntios disse:  “nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nem chegou ao coração do homem aquilo que Deus preparou para os que o amam. Será glorioso quando ouvirmos o brado de Deus: “vinde benditos de meu pai possui por herança o que para vós está preparado antes da fundação do mundo”; “e Deus limpará dos nossos olhos, toda lágrima e não haverá mais morte nem pranto nem clamor e nem dor,” Isso será maravilhoso.

Somos vencedores! O Senhor Jesus é o nosso general que vai sempre na

frente do exército de fiéis. A Ele pertence a glória a honra o louvor a vitória da igreja que ele salvou com seu precioso sangue ele está sempre do nosso lado e sempre nos guiará até o finn dos tempos. Como está escrito devemos permanecer firmes e confiantes ,pois “aquele que perseverar até o fim será salvo!” isto é promessa real. E a bíblia afirma que Ele vela pela Sua palavra para que ela se cumpra!